O que é uma empresa júnior?

Você já ouviu a expressão “empresa júnior”? Se sim, talvez esteja se perguntando exatamente qual o significado dela. Por isso, esse artigo vai lhe explicar exatamente o que é esse tipo de empresa, e como ela atua. Continue lendo para receber ainda mais informações.

O que é uma empresa júnior?

Uma empresa júnior é uma organização local sem fins lucrativos totalmente executada pelos alunos. Relacionados ao seu campo de estudos, os alunos oferecem serviços de consultoria ao mercado.

O que eles fazem é experimentar as oportunidades de aprendizagem únicas fazendo um trabalho de projeto profissional de um lado e gerenciando pequenas e médias empresas por outro.

Fazendo isso, os alunos agregam experiência prática às suas habilidades teóricas e superam o fosso entre a academia e o mundo dos negócios.

A maioria das empresas júnior estão ligadas a universidades ou escolas de negócios.

Quais são seus objetivos?

Esta é uma oportunidade para que os alunos desenvolvam autoconfiança e experimentem o empreendedorismo em um estágio inicial de suas carreiras, para agregar experiência prática às habilidades teóricas e para oferecer negócios privados com o conhecimento de ponta das universidades.

Devido à particularidade do trabalho da empresa júnior, os alunos distinguem-se, por exemplo, por suas habilidades suaves, como:

  • espírito empreendedor
  • trabalho em equipe
  • criatividade
  • habilidades de apresentação
  • falar em público
  • networking e compreensão intercultural
  • experiência de trabalho
  • gerenciamento de projetos

Dessa forma, jovens empreenderes podem sair, de modo a se tornar empresários de sucesso em um tempo futuro.

Quais são seus conceitos?

Sem fins lucrativos: Não necessariamente pelo estatuto jurídico, mas por natureza das atividades (nos países onde as circunstâncias jurídicas afetamo estatuto jurídico sem fins lucrativos)
O excedente de uma empresa júnior não deve ser usado para quaisquer benefícios econômicos para os seus membros, a menos que seja para a execução do trabalho do projeto.

Se o status legal permitir benefícios econômicos para o Conselho de Administração, então o governo nacional deve garantir que haja uma regra no lugar para evitar que isso ocorra em na empresa júnior.

Não político: não afiliado a movimento político ou festa.

Não religioso: não afiliado a um movimento religioso ou igreja.

Administrado inteiramente pelos alunos: apenas os alunos fazem e executam decisões estratégicas.

Ligado a uma instituição de ensino superior: não necessariamente afiliado legalmente. No entanto, o apoio da Universidade deve ser proativo.

Entidade jurídica: a liquidação legal deve ser proativa.

Promovendo o espírito empreendedor:

  • Participação ativamente dos membros na tomada de decisões;
  • Encorajando-os a iniciar seus próprios projetos;
  • Procurando ativamente novas oportunidades.

Contribuir para o desenvolvimento da Rede Nacional: fornecendo treinamentos aos Jovens Empreendedores sobre a Rede e motivando-os a fazer parte de suas atividades.

Formando o desenvolvimento dos membros

  • O resultado final de cada projeto deve ser o desenvolvimento de membros por qualquer meio;
  • Todo projeto deve desenvolver uma habilidade suave ou difícil. A aquisição de negócios, no entanto, se o mercado permitir, deve se concentrar na aquisição de projetos que desenvolvam habilidades difíceis (por exemplo: gerenciamento de recursos, análise, técnicas, etc.)
  • Os projetos devem assumir a interação com partes externas: empresas privadas e civis

Visando a atividade sustentável (pelo menos um projeto por ano deve ser administrado para clientes): Assim, a empresa júnior busca a implementação de qualidade do conceito e abre portas para novas oportunidades.

Conclusão

Uma empresa júnior é uma verdadeira ajuda para os jovens e pessoas em aprendizados, para que eles se tornem empreendedores de sucesso futuramente, de modo que consigam alcançar seus maiores objetivos. Faz sentido então que essas empresas sejam tão procuradas para realização de serviço real, dando ainda mais oportunidades para todos os envolvidos.